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quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Integração das Mídias na Escola

Como introduzir a utilização das mídias na escola de forma crítica e participativa? É o novo desafio, que deve ser superado pela comunidade escolar. O professor deixa de ser o detentor do saber e passa a ter o papel de mediador da aprendizagem. Tem o papel de agir de uma forma atualizada a bem de manusear as tecnologias existentes no contexto escolar. Pode proporcionar a ampliação da visão de mundo para os envolvidos no processo educacional. Pode acontecer com a aprendizagem contextualizada, articulando os aspectos globais e locais.


As tecnologias e o conhecimento aliados podem proporcionar aquisição de novos conhecimentos, articulados com a realidade local, que pode ser alcançada com a pedagogia de projetos. Com pessoas articuladas que busquem o novo. Mas para isso é necessário que os educadores conheçam as tecnologias existentes em seu espaço escolar. Conhecer as necessidades de seus alunos, para que a aprendizagem seja significativa.

O professor deve, além de conhecer, dominar as tecnologias existentes. Trabalhar com projetos interdisciplinares, desenvolvendo trabalhos em grupo é uma estratégia capaz de tornar nossos alunos críticos, colaborativos, proporcionando ampliação das relações interpessoais. Neste caso, o professor atua com mediador do conhecimento, deixando de lado a postura de detentor do conhecimento

Para que isso aconteça é fundamental que os objetivos sejam claros. E revistos se necessário, a bem de aplicar estratégias adequadas disponíveis no espaço escolar, visando à aprendizagem contextualizada e significativa para os envolvidos no processo de ensino.

Destaco também a utilização de material adequado, previamente selecionado para que o conhecimento seja articulado de uma forma atraente e significativa, levando em conta a realidade escolar.



Referência

PRADO, Elisabette. Mídias na Educação: a prática do mediador.

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